Notícias


Inauguração da nova Subsede Campinas é marcada por debate sobre Psicologia e Direitos Humanos


Publicado em: 12 de setembro de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

O encontro “Desafios no território para a Psicologia na defesa dos Direitos Humanos” marcou um importante momento para a Psicologia no Estado de São Paulo, com a inauguração da nova Subsede Campinas na semana em que a Psicologia brasileira comemorava seus 61 anos de regulamentação como profissão. Realizado em 25/08, o evento reuniu conselheiras e conselheiros do CRP SP, Comissão Gestora da Subsede Campinas, lideranças da sociedade civil e do poder público e psicólogas e psicólogos da região.
 
 O evento foi transmitido ao vivo pelos canais do CRP SP, confira aqui: YouTube e Instagram.

A Subsede Campinas agora passa a funcionar na Avenida José Paulino, nº 235/1º andar, na região central da cidade, trazendo mais conforto e espaço adequado ao atendimento das mais de 20.5 mil psicólogas e psicólogos inscritos no território. As novas instalações também contam com auditório com capacidade para receber 60 pessoas, sala ampla de Ética e Centro de Documentação (CEDOC), onde profissionais e estudantes podem consultar as publicações do Sistema Conselhos de Psicologia. Inaugurada em 1979, ainda sob o status de delegacia, situava-se na Av. Barão de Jaguara (Centro), tornando-se Subsede em 1997 e passando a localizar-se na Rua Frei Manuel da Ressurreição (Bairro Guanabara).

Marcando este importante momento, a Sessão Solene de inauguração contou com mesa de abertura composta pela conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, conselheiro tesoureiro, Eduardo M. Pedroso, conselheira Maria da Piedade Romeiro de Araújo Melo, membra da Comissão Gestora da Subsede Campinas Juliana dos Santos Corbett e conselheiro convidado do CFP, Evandro Moraes Peixoto.

Durante a solenidade, foi possível acompanhar a emoção nas saudações de cada participante, sendo a nova subsede uma conquista coletiva de várias gestões. Segundo Evandro, conselheiro do CFP, “a grande contribuição que a Subsede pode trazer para o território é justamente a transformação dele, fazendo uma Psicologia adequada a nossa realidade, levando em consideração todas as mazelas sociais que nós vivenciamos, para a construção de uma Psicologia antirracista, que olhe para as desigualdades sociais”.

A conselheira presidenta Talita aproveitou para contextualizar o mote do XVII Plenário, Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia”: “Esse mote é extremamente significativo, pois fala a partir das diferenças que nos constituem como sujeitos, pela diversidade de corpos que somos e na possibilidade de construção coletiva a partir daí”.

O conselheiro Eduardo, que mora e trabalha em Campinas,  falou da emoção de finalmente ver as novas instalações prontas para receber a categoria: “Hoje celebro a realização de um projeto político que vem de uma longa data e que conseguimos concretizar com sucesso”.

Durante a cerimônia, Maria Isabel do Nascimento Marques foi femenageada, in memoriam, representada por sua irmã Carmem Lúcia Marques, por suas valiosas contribuições à Subsede Campinas, na qual foi coordenadora, atuando na mobilização, orientação e engajamento da categoria pelo compromisso com a Psicologia.

Depois da solenidade, a conselheira do CRP SP e coordenadora da Subsede Campinas, Giseli F. Assoni, e o ex-coordenador Rodrigo Pressotto debateram sobre os desafios no território para a Psicologia na defesa dos Direitos Humanos e a conquista da nova Subsede.

Rodrigo, que atua no Ambulatório Transformar, afirmou a importância da Subsede para a  região. “Desde Águas da Prata, na divisa com Minas Gerais até passar pela Grande Campinas, a gente tem uma grande diversidade nesse território. O que possibilita, na nossa subsede, a parceria e o diálogo com a categoria sobre as referências para a atuação profissional, compondo as lutas sociais para a construção de um modelo de sociedade justa e igualitária".

Após sua fala, Giseli compartilhou suas expectativas: “Desejo que esse novo espaço seja de defesa da ciência, das Políticas Públicas; da luta pelo fim da desigualdade social e de qualquer violência; contra a  fome e a culpabilização das pessoas pobres por suas dificuldades. Espero que circulem, por esses corredores e salas, o diálogo, a reflexão, a luta coletiva por uma sociedade mais justa e o compromisso social da Psicologia com os Direitos Humanos”.

Após a roda de conversa, foi realizada a apresentação da placa de inauguração da nova Subsede Campinas. A cerimônia foi acompanhada, de perto, pelas conselheiras, conselheiros, trabalhadoras, trabalhadores, convidadas, convidados e autoridades presentes.

Para a gerente técnica política do CRP SP, Rita de Cássia Oliveira Assunção, também moradora da cidade de Campinas, esta ocasião é muito singular. “O reconhecimento de que cada pessoa foi construindo e deixando um pedacinho aqui, que levou a essa realização, é poder ver a concretude daquilo que foi o sonho de muitas e muitos. É um momento de muito afeto!”

A coordenadora de Subsedes do CRP SP, Gisela Santos Lourenço, pontuou sobre a importância das novas instalações. “Além do ambiente físico para o acolhimento à categoria, a Subsede oferece um espaço de construção e reflexão na defesa dos Direitos Humanos. O Conselho de Psicologia, em sua função precípua, é um órgão de orientação, fiscalização e regulamentação da profissão, e também um local onde se exerce a cidadania”.

Estiveram presentes os movimentos sociais Casa Sem Preconceito; Movimento LGBTQIA+ de Campinas; Central Única das Favelas; Movimento da Luta Antimanicomial; Acampamento Marielle Vive-MST/SP e Movimento Popular de Saúde.

Também compareceram ao evento o vereador Gustavo Petta, as vereadoras Guida Calixto e Paolla Miguel, que é presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas, Maisa Elena Ribeiro, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Paulo Tavares Mariante, do Conselho Municipal de Saúde, Karla de Castro Borghi, do Conselho do Idoso, Ana Carolina Lemos da Associação Brasileira de Psicologia (ABRAPSO) e Gabriela do Nascimento Barbosa, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Paolla abordou a importância da valorização das diferenças.  “Eu acho que a gente, muitas vezes, olha só para aquilo que é o padrão. Então, se começarmos a olhar para as diferenças, conseguiremos ter uma sociedade menos adoecida e mais tolerante, que consiga pensar na inclusão da outra pessoa, do outro ser humano”.

De acordo com Gustavo, o mote dessa gestão do CRP SP aponta para o comprometimento com os valores democráticos. “O mote do Conselho mostra que ele está do lado da democracia, do respeito, do combate à discriminação e ao preconceito, que é uma visão mais crítica da sociedade. Essa subsede vai potencializar ainda mais este trabalho, melhorar o atendimento, o acolhimento e o diálogo com profissionais da categoria em toda a região”.

Sobre o o comprometimento social da Psicologia, Angela Soligo, da ABEP, afirmou que “assumir a diferença nos Direitos Humanos é assumir que a pluralidade é a riqueza do nosso país, da nossa sociedade e é por ela que nós trabalhamos. Pensar a profissão de psicóloga vem junto com pensar a formação orientada pela ética, pela ciência e pelo compromisso”.

Acesse os registros de cobertura do evento.

 

#PraTodosVerem

Imagem 01 -  Foto em plano geral, com cinco pessoas sentadas e uma em pé. Ao fundo, telão com imagem enunciativa do evento. Letreiro: Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia. Agosto Mês da Psicologia. Inauguração da Subsede Campinas do CRP SP. (Fim da descrição)

Imagem 02 - Foto em plano geral ao fundo um telão com imagem desfocada e seis pessoas de frente, cinco sentadas e uma em pé. À direita, um homem operando uma câmera de vídeo. Na frente diversas pessoas sentadas de costas viradas para as pessoas do fundo. Abaixo, no canto direito logo com letreiro CRP SP. (Fim da descrição)

Imagem 03 -  Foto em plano geral com três mulheres, sendo duas delas brancas e ao meio uma mulher negra segurando flores na cor fúscia. Ao fundo, parte de telão com imagem projetada desfocada. Abaixo, no canto direito logo com letreiro CRP SP. (Fim da descrição)

Imagem 04 - Foto em plano geral com duas pessoas, um homem e uma mulher se abraçando. Ao fundo um telão, letreiro: Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia. Agosto Mês da Psicologia. Inauguração da Subsede Campinas. Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)

Imagem  05 -  Foto em plano geral com a uma placa de metal do lado esquerdo, parcialmente desfocada. Letreiro: Inauguração da nova Subsede Campinas. Do lado direito uma mulher sorrindo e segurando um microfone, ela está de camiseta roxa, letreiro: “Não há cura para quem não está doente.” Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)

Imagem  06 - Foto em plano geral com cinco pessoas em foco olhando para o lado direito, sendo da esquerda para a direita: duas mulheres, um homem e outras duas mulheres. Atrás várias pessoas desfocadas. Ao fundo três elevadores. Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)

Imagem 07 - Foto em plano geral com quatro mulheres em pé sorrindo. Ao fundo do lado esquerdo uma  placa de metal e do lado direito uma porta de vidro, letreiro: Recepção. Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)

Imagem 08 – Foto em plano geral com cinco mulheres: conselheiras e trabalhadoras do CRP SP, elas estão em pé sorrindo em ambiente interno, na Subsede Campinas. Ao fundo aparece uma pessoa com imagem desfocada. Abaixo, no canto direito logo com letreiro CRP SP. (Fim da descrição)

Imagem 09 - Foto em plano geral com quatro pessoas sorrindo, da direita para a -esquerda: um homem branco, uma mulher negra, um homem negro e uma mulher branca. Ao fundo uma parede branca com dois cartazes, o da esquerda desfocado e o da direita com letreiro: “O futuro do Brasil”. Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)

Imagem 10 - Foto em plano geral com nove mulheres em pé sorrindo. Ao fundo do lado esquerdo uma  placa de metal e do lado direito uma porta de vidro. Abaixo, no canto direito logo com letreiro “CRP SP”. (Fim da descrição)